Podcast Apto3 
      Assunto da Semana: "Bando de Desocupados"
Ouvir:

Regressão tecnológica

"Regressão tecnológica em nome do Preço"

Todos sabemos que o preço dos computadores baixou nos últimos meses, devido ao barateamento de tecnologias, corte de impostos e a grande concorrência entre os fabricantes, esses e alguns outros fatores aqueceram consideravelmente a venda de computadores, as grandes empresas percebendo isso foram em busca do computador mais barato chegando ao ponto de vender computadores em 24x com configurações obsoletas, caracterizando o que eu chamo de regressão tecnológica em nome do preço.

Vou deixar bem claro sobre quais empresas estou falando Casas Bahia e Positivo. Acredito que essas duas resumem a regressão tecnológica por qual nosso pais vem passando, sem esquecer que nosso pais já era tecnologicamente atrasado antes desse período.

Concordo plenamente que essa é a única forma que muitas famílias encontram para comprar seus primeiros computadores, porem devemos pensar que em pouco tempo talvez até antes de terminarem de pagar seus micros os mesmos já estarão sucateados, então será que realmente vale a pena comprar computadores sucateados? Não seria melhor guardar dinheiro para se conseguir algo melhor?

A algum tempo o governo criou o projeto "Notbook de 100U$" esse projeto pode parecer interessante pelo fato de aproximar os alunos do que o governo chama de computador, mas o que os estudantes podem fazer em um notbook com memória flash, uma manivela do lado e processador 500MhZ? Eu penso que nada além de digitar textos e ser iludido por estar na frente de um computador.

Mas e como podemos reverter esse quadro?

Fácil adianto desde já: não é. Sabemos que enquanto for possível as grandes empresas reduzirão seu preço não importando a tecnologia utilizada, o que poderia ser feito é proibir a comercialização em larga escala de peças obsoletas, o que seria impossível visto o interesse do governo pela inclusão digital. Talvez a única forma de reverter o quadro é uma concientização em nível nacional de que a tecnologia empregada nos computadores brasileiros é obsoleta, também impossível tendo em vista que o brasileiro gosta de um bom financiamento com parcelas la em baixo, não importando a taxa de juros.


Antes que alguém que se sinta ofendido comente algo contra, eu já rebato a critica: "Com esse seu Celeron 1.6, 512ddr, VGA Onboard, HD 80gb", é possível utilizar programas recentes do tipo "DreamWeaver Cs3, PhotoShop Cs3, Flash Cs3, Need For Speed ProStreet, ou qualquer outro programa semelhante sem travamentos? Acredito que não. Em 12 ou 24 meses quando seu financiamento terminar que tipo de programas será possível utilizar?

1 Comment:

Unknown said...

Eu sinceramente acredito que proibindo não fará resultado algo, como você mesmo disse, o governo jamais vai permitir isso pela política de enganação que ele faz, vendendo produtos sucateados. Acredito que além de salários com poderes reais de compras, precisamos de políticas de redução a quase zero de impostos e juros, na compra e fabricação de produtos ligados a tecnologia, para que aqui não somente se monte e venda e sim fabrique tecnologia como já está acontecendo na China e na Índia; além do que para a produção tecnológica o governo deve e tem que reduzir a burocracia para parceria de empresas e universidades, pois para que as universidade tenham capacidade de pesquisa o governo não deve dificultar o financiamento privado nas universidades públicas. Se essas medidas forem feitas em médio e longo prazo teremos bons resultados.